Agenda da Semana (07.mar): saiba a pauta política dos próximos dias
Agenda da Semana (07.mar): saiba a pauta política dos próximos dias
Guerra na Ucrânia, divulgação dos dados de inflação no Brasil e nos EUA e Dia Internacional da Mulher
A Agenda da Semana é mais uma iniciativa do Correio Sabiá para tentar tornar o noticiário político mais fácil de compreender. Ao entrar neste site na 2ª feira, você sempre encontrará um calendário de alguns eventos relevantes que nossa equipe conseguiu mapear.
Fazemos a separação dos eventos por dia da semana e, quando possível, informamos ainda a data e local onde cada evento ocorrerá, se for o caso.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei), por princípio editorial, damos o link para o referido projeto. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de mostrar a referência do conteúdo ou dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
- Clique aqui para receber o resumo do Correio Sabiá no seu WhatsApp
Veja a Agenda desta Semana:
A agenda desta semana ocorre num momento em que avançam as sanções de países ocidentais contra a Rússia, por causa da guerra na Ucrânia. Em resposta, o presidente russo Vladimir Putin sufoca protestos dentro do próprio país e ameaça interromper o fornecimento de insumos importantes para a economia global.
É nesse contexto que continuam a subir os preços das commodities, como o barril do petróleo, que já ultrapassa os US$ 110. Como já dissemos em resumos enviados aos assinantes do WhatsApp, é comum que nesses períodos as pessoas busquem ativos com mais estabilidade, como dólar e ouro. A moeda norte-americana tem valorizado.
2ª feira (7):
- Guerra. Retomada das negociações por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.
- FAB. Uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) parte para buscar brasileiros na Ucrânia.
- China. Divulgação da balança comercial chinesa.
3ª feira (8):
- Veículos. Divulgação dos dados de produção e vendas de veículos pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
- Data comemorativa. Dia Internacional da Mulher. A agenda de votações no Congresso, inclusive, deve levar em consideração essa ocasião. Deve ser votado o PL 4.391/2020, que reserva 30% das vagas nos diretórios partidários para mulheres.
- China. Divulgação de indicadores de inflação de fevereiro. São o índice ao consumidor (CPI, em inglês), e o índice de preço ao produtor (PPI, em inglês).
- EUA. Divulgação dos dados da balança comercial.
- Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) revisado da Zona do Euro.
4ª feira (9):
- Produção Industrial. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a produção industrial de janeiro, às 9h.
- Combustíveis. O Senado pautou para votação os 2 PLs (projetos de lei) que tratam de tentar baratear o valor dos combustíveis no país. Os 2 textos são relatados pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
- EUA. Divulgação dos números sobre estoques de petróleo bruto, o que deve mexer com os preços das commodities.
5ª feira (10):
- Empregos. Divulgação do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que define a quantidade de vagas formais criadas (ou fechadas) no país.
- EUA. Divulgação de dados da inflação dos Estados Unidos.
- Europa. Primeiro dia da Cúpula de Líderes da União Europeia.
- Europa. BCE (Banco Central Europeu) anuncia decisão sobre as taxas de juros. Órgão tem mantido estímulos à economia e tem sido resistente ao aumento da taxa de juros, como ocorre na maior parte do mundo.
6ª feira (11):
- Inflação. Divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro. A expectativa é de avanço mensal de 0,96%, com acumulado de 12 meses a 10,50%.
- Europa. Segundo dia da Cúpula de Líderes da União Europeia
- Reino Unido. Divulgação dos primeiros indicadores econômicos de 2022, como: produção industrial, construção e índice do setor de serviços, além da balança comercial.
Radar:
- Guerra. Escalada dos conflitos entre Rússia e Ucrânia; possibilidades de negociação de cessar-fogo na Bielorrússia; ou de maior participação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no conflito, com mais sanções aos russos.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.