🗓️ Agenda: separamos por data o que está previsto para cada dia (31.jul a 06.ago)
?️ Agenda: a previsão de eventos da semana (31.jul a 06.ago)
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar mais previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Assobio: esta Agenda da Semana foi publicada originalmente no dia 31 de julho de 2023, às 10h47, mas recebeu atualizações para te manter bem informada/o. A cada atualização, informamos na seção Papa-léguas. Isso garante que a informação chegue a você mais rapidamente.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- Congresso. Volta do recesso parlamentar. A tendência é que intensifiquem as discussões de propostas só sejam retomadas (ou só voltem a ganhar força) em agosto. É quando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), por exemplo, deve ser votada. Devem avançar as propostas de arcabouço fiscal, na Câmara, de reforma tributária, no Senado.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (31.jul):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Secretária-geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha
- 11h: Cerimônia de sanção do PL (projeto de lei) n° 2617, de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral
- 15h: Presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), ministro Lelio Bentes Corrêa
- 16h: Presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana
- 17h: Advogado-geral da União, Jorge Messias, e ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Carvalho
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Roda Viva. A partir das 22h, vai ao ar o programa Roda Viva, da TV Cultura. Há transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
- Hidrogênio Verde. O Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio (Coges-PNH2), liderado pelo Ministério de Minas e Energia, realiza sua 4ª Reunião Ordinária. São avaliadas e discutidas ações prioritárias relacionadas ao Plano de Trabalho Trienal 2023-2025. Saiba mais aqui.
- Direitos Humanos. Às 11h, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, atua com movimentos de população em situação de rua em São Paulo.
- Europa. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) preliminar da zona do euro no 2º trimestre.
Terça-feira (1º.ago) – Fim do recesso parlamentar:
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Conversa com o Presidente
- 10h: Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
- 11h30: Líder do governo na Câmara dos Deputados, Deputado José Guimarães, e Padre Cícero José da Silva, da Diocese de Crato
- 15h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
- 16h30: Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
- 17h30: Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
- Congresso. Retomada das atividades legislativas. No Senado, estão em pauta projetos como aquele que amplia a garantia do acesso ao crédito e o que obriga o Estado a fornecer uniforme escolar em todas as etapas da educação básica.
- CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de janeiro. A CPMI ouve Saulo Moura da Cunha, ex-diretor-adjunto da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
- CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das ONGs. Às 11h, a CPI ouve o autor do livro Máfia Verde: o Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial, o jornalista Lorenzo Carrasco.
- Taxa de juros. 1º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que vai definir sobre o patamar da taxa básica de juros (a Selic), atualmente em 13,75% ao ano.
- Meio Ambiente. Às 17h, o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente, embaixador André Aranha Corrêa do Lago, e a secretária de América Latina e Caribe, embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, conduzem briefing à imprensa sobre Cúpula da Amazônia, prevista para ocorrer em 8 e 9 de agosto de 2023, em Belém.
- Agricultura. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, tem reuniões em Dubai. Uma delas, com o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi.
- Relações Externas. Visita ao Brasil da vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina J. Mohammed. O programa preliminar da visita, sujeito a alterações, é o seguinte:
- 11h30: Evento “Acelerando a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): a Agenda 2030 no Brasil”
- 12h30: Assinatura de Ato
- 12h35: Declaração à imprensa
- Direitos Humanos. A partir das 9h30, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa de diversas ações de promoção aos direitos humanos, em Santa Catarina. Tem agendas na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no Instituto Federal de Camboriú, e no MPT (Ministério Público do Trabalho).
- Economia. Divulgação da produção industrial de junho, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
- Estados Unidos. Divulgação do relatório JOLTS, que mostra as vagas em aberto no mercado de trabalho norte-americano.
Quarta-feira (2):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Telefonema com o presidente da Indonésia, Joko Widodo
- 9h30: Café da manhã com correspondentes internacionais
- 11h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Defesa, José Mucio, e o economista Luciano Coutinho
- 16h: Num só evento, Lula faz o lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal e assina a retomada do Conape (Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca)
- Taxa de juros. 2º dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que vai definir sobre o patamar da taxa básica de juros (a Selic), atualmente em 13,75% ao ano. O anúncio ocorre no final da tarde/início da noite, com forte expectativa pela redução da taxa.
- Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que mostra a criação de empregos no setor privado do mercado de trabalho norte-americano.
Quinta-feira (3):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Entrevista para rádios da Amazônia
- 11h: Cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino
- 16h: Sessão solene de posse do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Cristiano Zanin
- Meio Ambiente. Às 9h, em Brasília, ocorre a apresentação dos dados do sistema Deter, sobre alertas de desmatamento até 31 de julho, e norteiam as ações de fiscalização na Amazônia e no Cerrado. Participam as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o coordenador-geral de Ciências da Terra do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Gilvan Sampaio, fazem a apresentação dos dados. Em seguida, há entrevista coletiva.
- Europa. Divulgação da taxa básica de juros pelo Bank of England (BoE).
Sexta-feira (4):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Partida para Parintins (AM)
- 10h30: Chegada a Parintins (horário local: -1h em relação à Brasília)
- 11h: Em Parintins (AM), Lula retoma o programa Luz para Todos. Participa ainda da inauguração da Interligação dos municípios de Itacoatiara (AM)/ Parintins (AM)/ Juruti (PA) ao SIN (Sistema Interligado Nacional) e da assinatura do decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul.
- 12h45: Partida para Santarém (PA)
- 14h10: Chegada a Santarém (PA)
- Previsão inicial de agenda: Inauguração do Linhão, que conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional
- Meio Ambiente. Abertura do Diálogos Amazônicos, em Belém (PA). A Cúpula da Amazônia, com presença dos chefes de Estado dos países da região, ocorre nos dias 8 e 9. Será formulada a Carta de Belém.
- + Meio Ambiente. Mulheres na liderança, da Cúpula da Amazônia à COP30. Das 8h às 10h, em Belém (PA), ocorre uma roda de conversa promovida pelas Organizações do GT (Grupo de Trabalho) Gênero e Justiça Climática do Observatório do Clima para os Diálogos Amazônicos em Belém. O evento é para proporcionar mais espaço para que as mulheres da Amazônia e de outras regiões possam se preparar para ter mais influência nos debates da COP30, a Conferência das Partes que vai ocorrer em Belém, em 2025.
- Direitos Humanos. O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa da abertura dos Diálogos Amazônicos em Belém (PA). Almeida e outras autoridades do ministério participam também da plenária sobre a proteção de territórios e dos ativistas e defensores do meio ambiente e dos direitos humanos. O encontro é promovido pelo governo federal.
- Mais Direitos Humanos. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o governo do Pará e outros ministérios do governo federal assinam acordos pela garantia de direitos humanos e cidadania na região do Marajó.
- Trabalho e Emprego. A partir das 9h, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cumpre agenda em Piracicaba (SP), onde visita instalações do Parque Automotivo de Piracicaba pela manhã. Também se reúne com representantes da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e visita a sede do grupo Santander. Por volta das 12h30, dá entrevista coletiva no restaurante Pintado na Brasa. À tarde, se reúne com o Conespi (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). Depois, encontra educadores do Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). À noite, participa de plenária com a militância (lideranças políticas, juventude, LGBTQIA+, movimentos sociais e culturais) no Teatro São José, em Piracicaba.
- Estados Unidos. Divulgação do payroll de julho, que mostra o aquecimento do mercado de trabalho norte-americano. É um dos principais indicadores da economia norte-americana.
Sábado (5):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- Agenda ainda não divulgada oficialmente, até a última atualização desta reportagem.
Domingo (6):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- Agenda ainda não divulgada oficialmente, até a última atualização desta reportagem.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.