
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Assobio: esta Agenda da Semana foi publicada originalmente no dia 2 de julho de 2023, às 2h, mas recebeu atualizações para te manter bem informada/o. A cada atualização, informamos na seção Papa-léguas. Isso garante que a informação chegue a você mais rapidamente.
📡 Assuntos para manter no radar nesta semana:
- Arcabouço fiscal. Discussões sobre arcabouço fiscal, agora de volta na Câmara. Entenda o arcabouço fiscal nesta reportagem, que recebe atualizações frequentes.
- PL das Fake News. Expliquei o assunto numa reportagem neste site, que recebe atualizações diárias.
- Impostos. Discussões sobre a reforma tributária.
🗓️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (3):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h: Cerimônia de início das obras do Lote 1F do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA)
- 12h30: Partida para Brasília
- 14h: Chegada a Brasília
- 15h: Cerimônia de sanção ao PL (projeto de lei) nº 1085/2023, que trata da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens
- 17h: Partida para Puerto Iguazú, na Argentina, onde vai participar da Cúpula do Mercosul no dia seguinte, terça-feira (4)
- 19h: Chegada a Puerto Iguazú, na Argentina
- Câmara. Início de um esforço concentrado que dura a semana inteira na Câmara para votar pautas econômicas, como o voto de qualidade do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), o arcabouço fiscal e a reforma tributária.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Roda Viva. A partir das 22h, vai ao ar o programa Roda Viva, da TV Cultura. Há transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
- Balança comercial. Divulgação da balança comercial de junho.
- Festival ABCR. 1º dia da 15ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e terá programação com mais de 50 palestras.
- Estados Unidos. Bolsas fecham mais cedo por causa do feriado da Independência, continuam fechadas na terça (4) e só reabrem na quarta (5).
Terça-feira (4):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Conversa com o Presidente
- 10h: Cumprimentos oferecidos pelo presidente da República Argentina, Alberto Fernández, aos chefes de delegação da Cúpula de chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados
- 10h30: Sessão plenária de chefes de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e convidados especiais
- 13h: Fotografia oficial dos chefes de delegação dos países membros, Bolívia, Estados Associados e convidados especiais
- 13h30: Almoço oferecido pelo Presidente da Argentina, Alberto Fernández, para chefes de delegação convidados
- 16h10: Partida para Foz do Iguaçu (PR)
- 16h20: Chegada a Foz do Iguaçu
- 17h: Cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções Itaipu/MEC/Unila para retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e de posse da nova reitora
- 19h: Partida para Brasília
- 20h50: Chegada a Brasília
- Banco Central. Os 2 indicados de Lula ao Banco Central (incluindo o diretor de Política Monetária) são sabatinados no Senado. A aprovação dos 2 depende disso. Gabriel Galípolo foi indicado para o Departamento de Política Monetária. Ailton Aquino, para o Departamento de Fiscalização.
- Festival ABCR. 2º (e último) dia da 15ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina.
- Estados Unidos. Bolsas fechadas por causa do feriado da Independência.
Quarta-feira (5):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- 11h30: 17ª Conferência Nacional de Saúde
- 15h: Telefonema com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez
- 15h30: Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante
- 18h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- Estados Unidos. Reabertura das negociações em Bolsa.
- + Estados Unidos. Divulgação da ata da última reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto), que decidiu parar o ciclo de alta na taxa de juros do país.
Quinta-feira (6):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB)
- 11h: Reunião de relançamento do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), após 7 anos desativado. Segundo o governo federal, fazem parte do CNDI: 20 ministros, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e 21 conselheiros representantes da sociedade civil. Neste caso, são entidades industriais e representantes dos trabalhadores. O colegiado vai elaborar a nova política industrial, sendo presidido pelo ministro do pasta, que vem a ser o vice-presidente da República Geraldo Alckmin.
- 15h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- 16h: Ministro da Defesa, José Múcio
- Câmara. Votação da reforma tributária, que deve ter a previsão de zerar a alíquota de itens da cesta básica.
- Meio Ambiente. Às 14h30, no auditório do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o próprio MMA, junto com a Casa Civil e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentam dados de alertas de desmatamento do sistema Deter no 1º semestre de 2023, junto com as ações de combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado.
- Estados Unidos. Divulgação do relatório JOLTS, e da pesquisa ADP.
Sexta-feira (7):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
- Câmara. Continuação da votação da reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado na véspera. Agora, os deputados vão votar os chamados “destaques”, trechos votados em separado e que alteram o conteúdo original.
- Estados Unidos. Divulgação do payroll de junho, que serve para analisar o aquecimento da economia norte-americana.
Sábado (8):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 🇨🇴 Letícia/Colômbia – Fórum de Debates Científicos da Amazônia
Author

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.
Sign up for Correio Sabiá newsletters.
Stay up to date with curated collection of our top stories.