🗓️ Agenda: a previsão de eventos da semana (3 a 9.jul)
?️ Agenda: a previsão de eventos da semana (3 a 9.jul)
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar mais previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Assobio: esta Agenda da Semana foi publicada originalmente no dia 2 de julho de 2023, às 2h, mas recebeu atualizações para te manter bem informada/o. A cada atualização, informamos na seção Papa-léguas. Isso garante que a informação chegue a você mais rapidamente.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- Arcabouço fiscal. Discussões sobre arcabouço fiscal, agora de volta na Câmara. Entenda o arcabouço fiscal nesta reportagem, que recebe atualizações frequentes.
- PL das Fake News. Expliquei o assunto numa reportagem neste site, que recebe atualizações diárias.
- Impostos. Discussões sobre a reforma tributária.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (3):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h: Cerimônia de início das obras do Lote 1F do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA)
- 12h30: Partida para Brasília
- 14h: Chegada a Brasília
- 15h: Cerimônia de sanção ao PL (projeto de lei) nº 1085/2023, que trata da igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens
- 17h: Partida para Puerto Iguazú, na Argentina, onde vai participar da Cúpula do Mercosul no dia seguinte, terça-feira (4)
- 19h: Chegada a Puerto Iguazú, na Argentina
- Câmara. Início de um esforço concentrado que dura a semana inteira na Câmara para votar pautas econômicas, como o voto de qualidade do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), o arcabouço fiscal e a reforma tributária.
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Roda Viva. A partir das 22h, vai ao ar o programa Roda Viva, da TV Cultura. Há transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
- Balança comercial. Divulgação da balança comercial de junho.
- Festival ABCR. 1º dia da 15ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), e terá programação com mais de 50 palestras.
- Estados Unidos. Bolsas fecham mais cedo por causa do feriado da Independência, continuam fechadas na terça (4) e só reabrem na quarta (5).
Terça-feira (4):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Conversa com o Presidente
- 10h: Cumprimentos oferecidos pelo presidente da República Argentina, Alberto Fernández, aos chefes de delegação da Cúpula de chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados
- 10h30: Sessão plenária de chefes de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e convidados especiais
- 13h: Fotografia oficial dos chefes de delegação dos países membros, Bolívia, Estados Associados e convidados especiais
- 13h30: Almoço oferecido pelo Presidente da Argentina, Alberto Fernández, para chefes de delegação convidados
- 16h10: Partida para Foz do Iguaçu (PR)
- 16h20: Chegada a Foz do Iguaçu
- 17h: Cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções Itaipu/MEC/Unila para retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e de posse da nova reitora
- 19h: Partida para Brasília
- 20h50: Chegada a Brasília
- Banco Central. Os 2 indicados de Lula ao Banco Central (incluindo o diretor de Política Monetária) são sabatinados no Senado. A aprovação dos 2 depende disso. Gabriel Galípolo foi indicado para o Departamento de Política Monetária. Ailton Aquino, para o Departamento de Fiscalização.
- Festival ABCR. 2º (e último) dia da 15ª edição da maior conferência de captação de recursos da América Latina.
- Estados Unidos. Bolsas fechadas por causa do feriado da Independência.
Quarta-feira (5):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- 11h30: 17ª Conferência Nacional de Saúde
- 15h: Telefonema com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez
- 15h30: Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante
- 18h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- Estados Unidos. Reabertura das negociações em Bolsa.
- + Estados Unidos. Divulgação da ata da última reunião do Fomc (Comitê de Mercado Aberto), que decidiu parar o ciclo de alta na taxa de juros do país.
Quinta-feira (6):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB)
- 11h: Reunião de relançamento do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), após 7 anos desativado. Segundo o governo federal, fazem parte do CNDI: 20 ministros, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e 21 conselheiros representantes da sociedade civil. Neste caso, são entidades industriais e representantes dos trabalhadores. O colegiado vai elaborar a nova política industrial, sendo presidido pelo ministro do pasta, que vem a ser o vice-presidente da República Geraldo Alckmin.
- 15h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- 16h: Ministro da Defesa, José Múcio
- Câmara. Votação da reforma tributária, que deve ter a previsão de zerar a alíquota de itens da cesta básica.
- Meio Ambiente. Às 14h30, no auditório do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o próprio MMA, junto com a Casa Civil e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentam dados de alertas de desmatamento do sistema Deter no 1º semestre de 2023, junto com as ações de combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado.
- Estados Unidos. Divulgação do relatório JOLTS, e da pesquisa ADP.
Sexta-feira (7):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 10h: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
- Câmara. Continuação da votação da reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado na véspera. Agora, os deputados vão votar os chamados “destaques”, trechos votados em separado e que alteram o conteúdo original.
- Estados Unidos. Divulgação do payroll de junho, que serve para analisar o aquecimento da economia norte-americana.
Sábado (8):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- ?? Letícia/Colômbia – Fórum de Debates Científicos da Amazônia
Domingo (9):
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.