Agenda (20 a 26.mar): o que acompanhar nesta semana
Agenda (20 a 26.mar): o que acompanhar nesta semana
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar previsibilidade ao noticiário
Agenda da Semana: atualizamos este conteúdo para que você sempre saiba os eventos mais importantes de cada dia / Foto: Adolfo Félix/Unsplash
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
*A publicação original desta Agenda da Semana ocorreu no dia 19 de março de 2023, às 16h38, mas fizemos atualizações para te deixar mais bem informado/a.
Para manter no radar:
- Impostos. Discussões sobre a reforma tributária.
- Âncora fiscal. Continuam as discussões do arcabouço fiscal apresentado na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
- Viagem presidencial. Preparação para a viagem de Lula à China. Listamos todas as viagens internacionais que o presidente fez neste mandato numa reportagem que tem atualizações frequentes.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (20):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 10h: Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa
- 11h: Lançamento do Programa Mais Médicos
- 15h: Ministro da Defesa, José Múcio, Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen, e Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
- 16h: Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e Presidente da EBC, Hélio Doyle
- 17h: Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula
- Mais Médicos. Às 11h, Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, relançam o programa Mais Médicos, que “vai ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais”, de acordo com o comunicado do governo federal enviado à imprensa, o qual o Correio Sabiá recebeu.
- Agronegócio. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, embarca em missão oficial à China (antes da viagem de Lula, que embarca no sábado, dia 25) com mais de 100 pequenos, médios e grandes empresários, produtores, representantes de associações e cooperativas dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro integram a comitiva organizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Direitos Humanos. Às 15h, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assina no cidade do Rio de Janeiro (RJ) o Acordo de Cooperação Técnica entre o órgão do Poder Executivo, a Defensoria Pública da União e o Museu da República. A iniciativa permitirá a pesquisa de inquéritos policiais sobre apreensão de bens religiosos afro-brasileiros em terreiros de candomblé e umbanda no Rio, entre 1890 e 1946.
- Segurança Pública. Às 10h30, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, dá entrevista coletiva na sede da Sesed (Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social) de Natal, no Rio Grande do Norte, por causa das ações de combate à criminalidade no estado (houve uma onda de violência por lá, com incêndios e depredações de patrimônio público, como mostramos nas curadorias de notícias anteriores do Correio Sabiá).
Terça-feira (21):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 9h30: Entrevista
- 14h30: Telefonema com o Presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa
- 15h, no Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo), ocorre lançamento de pacote pela igualdade racial e celebração dos 20 anos de políticas para essa área no Brasil
- 16h30: Presidente da Força Sindical, Miguel Torres
- Âncora fiscal. Deve ocorrer uma nova reunião entre Lula e ministros, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a regra fiscal que o governo federal está formulando para substituir o teto de gastos (que impede o crescimento da maioria das despesas acima da inflação).
- Juros. Às 10h, em frente à agência do Banco Central da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), ocorre o presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sérgio Nobre, participa do “Dia de Luta contra os juros altos”.
- + Juros. 1º dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano. O resultado sai na quarta-feira (22).
- Estados Unidos. O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) também começa a sua reunião que decide sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos. O resultado sai na quarta-feira (22), assim como no Brasil.
- Estados Unidos. Divulgação de dados de vendas de moradias usadas.
Quarta-feira (22):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 7h15: Partida para Campina Grande (PB)
- 9h30: Chegada em Campina Grande (PB)
- 11h: Em Santa Luzia (PB), participa do lançamento do Complexo Renovável Neoenergia – Parque Eólico Chafariz.
- 13h: Partida para Recife (PE)
- 13h20: Chegada em Recife
- 14h: Assinatura de Atos Alusivos à homologação do Acordo de Noronha
- 14h15: Almoço oferecido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra
- 16h: Em Recife (PE), participa de cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)
- 19h: Partida para o Rio de Janeiro
- 21h30: Chegada ao Rio de Janeiro
- Inflação. Divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é a prévia da inflação oficial do país, referente a março.
- Juros. 2º dia de reunião do Copom e anúncio da decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano.
- Estados Unidos. 2º dia de reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) e anúncio da decisão sobre a taxa básica de juros nos Estados Unidos.
- Santa Catarina. Às 10h30, em coletiva de imprensa no auditório da Secretaria de Administração, no Centro Administrativo do governo de Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, lançam o programa Santa Catarina Inovadora, com políticas públicas de apoio e fomento às empresas de inovação. O setor representa 6% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado.
Quinta-feira (23):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 11h: Visita ao Complexo Naval de Itaguaí. Acompanhado do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, Lula visita o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde são construídos os submarinos do ProSub (Programa de Submarinos da Marinha). O ProSub é um programa estratégico de Defesa e tem o objetivo de construir 4 submarinos convencionais e 1 submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear.
- 15h30: Visita guiada às obras de reconstrução do Museu Nacional
- 18h30: Ato “Pelo Direito à Cultura: Novo Decreto do Fomento”
- 21h20: Partida para Brasília
- 22h40: Chegada em Brasilia
- Direitos Humanos. Às 9h30, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e os ministérios da Cultura e da Igualdade Racial irão entregar os certificados de posse aos membros representantes das instituições que irão compor o Comitê Gestor do Cais do Valongo (saiba mais sobre essa medida aqui). O evento será no Mar (Museu de Arte do Rio), no Rio de Janeiro (RJ).
- Europa. Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) toma decisão sobre taxa básica de juros. O BCE (Banco Central Europeu) elevou a taxa básica de juros na semana passada em 50 pontos-base.
- Estados Unidos. Divulgação de dados de vendas de casas novas.
Sexta-feira (24):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos (*houve uma mudança na agenda, porque Lula foi diagnosticado com uma “leve pneumonia”, segundo a Presidência):
- 15h: Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Advogado-Geral da União, Jorge Messias, Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, Líder do Governo no Congresso Nacional, Senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Senado Federal, Senador Jaques Wagner, e Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Deputado José Guimarães
- Até quinta-feira (23.mar) à noite, a agenda dele era a seguinte:
- 9h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 10h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Advogado-Geral da União, Jorge Messias, Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, Líder do Governo no Congresso Nacional, Senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Senado Federal, Senador Jaques Wagner, e Líder do Governo na Câmara dos Deputados, Deputado José Guimarães
- Agronegócio. Na China, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participa do “Seminário multisetorial: Perspectivas da Parceria Brasil-China no Agronegócio”, “com a presença de entidades brasileiras como CNA, OCB e Abiove e organizações chinesas, como a China Association for the Promotion of International Agricultural Cooperation e o Agricultural Bank of China”, segundo o governo federal. Também de acordo com o governo federal “está previsto um seminário do setor de proteína animal, que irá reunir autoridades e empresários do setor do Brasil e da China, com a participação do Embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, e do vice-presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de alimentos, produtos naturais e subprodutos animais (CFNA China), Yu Lu.”
Sábado (25):
- MDB. Às 9h, ocorre a cerimônia de posse do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) na presidência do Diretório do MDB do Rio.
Domingo (26):
- Viagem presidencial. Lula embarca em direção à China, onde fica até o dia 31, quando vai aos Emirados Árabes. Inicialmente, o embarque seria no sábado (25), mas Lula foi diagnosticado com uma “leve pneumonia”.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.