🗓️ Agenda: a previsão de eventos da semana (19 a 25.jun)
?️ Agenda: a previsão de eventos da semana (19 a 25.jun)
Correio Sabiá faz atualizações diárias nesta reportagem para dar mais previsibilidade ao noticiário
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Assobio: esta Agenda da Semana foi publicada originalmente no dia 18 de junho de 2023, às 12h17, mas recebeu atualizações para te manter bem informada/o. A cada atualização, informamos na seção Papa-léguas. Isso garante que a informação chegue a você mais rapidamente.
? Assuntos para manter no radar nesta semana:
- Arcabouço fiscal. Discussões sobre arcabouço fiscal no Senado. A proposta pode ser votada na terça-feira (20) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, podendo também ser levada à votação em plenário no mesmo dia. “Votação em plenário” é quando todos os senadores votam o texto. Entenda o arcabouço fiscal nesta reportagem, que recebe atualizações frequentes.
- PL das Fake News. Expliquei o assunto numa reportagem neste site, que recebe atualizações diárias.
- Impostos. Discussões sobre a reforma tributária.
?️ Veja abaixo a Agenda da Semana
Segunda-feira (19):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Conversa com o Presidente
- 9h30: Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Jaime Spengler, primeiro Vice-Presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa, secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, e assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB, Padre Paulo Renato Campos
- 11h: Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha
- 14h30: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
- 16h: Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira
- 20h: Partida para Recife
- 22h30: Chegada a Recife
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Poluição marinha. O Correio Sabiá volta a Arraial do Cabo (RJ) para fazer mergulhos de cilindro, numa reportagem sobre poluição marinha selecionada pelo Earth Journalism Network.
- Estados Unidos. Feriado. “Juneteenth” simboliza o fim da escravidão nos EUA. É feriado nacional desde 2021.
Terça-feira (20):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 14h: Chegada a Roma (horário local: +5h em relação a Brasília)
- 18h: Audiência com o Professor Domenico de Masi
- Veja ainda a lista completa de viagens de Lula ao exterior em 2023, nesta reportagem do Correio Sabiá com atualizações frequentes.
- Congresso. Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid vai à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura os atos extremistas do 8 de janeiro de 2023.
- Taxa de juros. O Copom (Comitê de Política Monetária) volta a se reunir para decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano.
Quarta-feira (21):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h30: Audiência com o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D’Alema (horário local: +5h em relação à Brasília)
- 10h: Audiência com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein (horário local: +5h em relação à Brasília)
- 12h15: Reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella
- 12h45: Almoço oferecido pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, em homenagem a Lula e à primeira-dama Janja
- 14h30: Encontro com o Papa Francisco
- 15h: Cumprimentos da delegação brasileira ao Papa Francisco
- 15h30: Reunião com o Arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano
- 17h: Reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
- 18h: Reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri
- Senado. O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), marcou a sabatina do advogado Cristiano Zanin para o STF.
- STF. Retomada do julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.
- Taxa de juros. O Copom (Comitê de Política Monetária) anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, atualmente no patamar de 13,75% ao ano. O patamar deve ser mantido.
- Efemérides. Dia Mundial da Yoga.
- Europa. O Banco Central da Inglaterra (BoE, em inglês) divulga os índices de preços ao consumidor e ao produtor no país.
Quinta-feira (22):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 8h30: Entrevista coletiva à imprensa (horário local: +5h em relação à Brasília)
- 10h: Partida para Paris
- 11h40: Chegada a Paris (horário local: +5h em relação à Brasília)
- 13h30: Almoço com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff
- 15h30: Encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa
- 16h30: Encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez
- 17h30: Encontro com primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry
- 18h15: Encontro com o presidente da COP-28 (a Conferência das Partes, mais importante encontro global para discutir as mudanças climáticas), nos Emirados Árabes Unidos, Sultan al Jaber
- 20h15: Discurso no evento “Power Our Planet”
- 21h: Jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela senhora Brigitte Macron aos chefes de delegação da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e cônjuges de chefes de Estado
- Bolsonaro x TSE. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), marcou para esta quinta-feira (22) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE, podendo torná-lo inelegível em próximas eleições.
- Evento. O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles vai realizar a palestra de abertura da 1ª edição do Digital Finance Brasil, no Blockchain SP + SciBiz, parceria com a Ethereum Brasil e a USP (Universidade São Paulo). O evento ocorre no Campus da USP nos dias 22 e 23 de junho. Promove uma discussão sobre o Real Digital e CBDCs, além de abordar os aspectos que envolvem soluções baseadas na tecnologia blockchain.
- Europa. O Banco Central da Inglaterra anuncia sua decisão sobre a taxa básica de juros.
Sexta-feira (23):
- Lula. Eis a lista completa de compromissos:
- 9h15: Foto oficial da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global (horário local: +5h em relação à Brasília)
- 9h40: Diálogo de Alto Nível da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global
- 12h: Encontro com o presidente de honra da France Insoumise na Assembleia Nacional da França, Jean-Luc Mélenchon
- 13h30: Almoço de trabalho oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ao presidente Lula
- 16h: Audiência com o presidente do Naval Group, Pierre-Eric Pommellet
- 16h30: Encontro com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo
- 17h30: Encontro com o presidente do Congo, Denis Sassou-Nguesso
- 20h30: Jantar em homenagem a Lula e à primeira-dama Janja, oferecido pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud
- Evento. Último dia do Digital Finance Brasil (ver agenda na quinta-feira).
Sábado (24):
- Cultura. 2ª edição do festival Turá, que ocorre neste sábado e domingo, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Estão confirmados no 1º dia: Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Lucas Mamede, MC Hariel e Maria Rita convidando Sandra de Sá.
Domingo (25):
- Cultura. 2º dia do festival Turá. Estão confirmados neste domingo: Gilberto Gil & Família (com o espetáculo “Nós, A Gente”); Pitty (com o show da turnê Admirável Chip Novo, convidando Céu e Marcelo D2); DELACRUZ convidando BK’ e Luccas Carlos; Joelma convidando Mariana Aydar; e a banda Tuyo.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
- Leia outras notícias recentes do Correio Sabiá:
- ?️ Agenda: organizamos por data os eventos desta semana (15 a 21.jan)
- Quiz no Instagram do Correio Sabiá ?
- ⚡️ #1034: Lewandowski no governo, guerra em Gaza e conflito no Equador
- Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio; reunimos análises ?
- ? Israel x Hamas: tudo o que sabemos até agora (atualizações constantes)
Vale sempre lembrar que você pode e deve seguir o Correio Sabiá, @correiosabia, em todas as redes sociais: combatemos a desinformação, porque achamos que uma sociedade bem informada toma decisões melhores.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.