Agenda de sábado (22): TSE analisa pedidos de resposta de Lula
Agenda da Semana (17 a 23.out): eventos para manter no radar
Ainda será necessário manter no radar os eventos relacionados às campanhas dos candidatos
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. É publicada aos domingos e recebe atualizações diárias para você sempre saber os eventos mais relevantes deste e dos próximos dias. Se esquecermos algo, avise aqui: redacao@correiosabia.com.br.
Veja abaixo a Agenda da Semana:
Segunda-feira (17):
- Boletim Focus. Divulgação do Boletim Focus pelo Baco Central, com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores econômicos do país.
- Lula. Às 12h, o ex-presidente faz caminhada em São Mateus (SP). Às 16h, Lula tem encontro com padres, freiras e religiosos.
- Debate presidencial. Lula e Bolsonaro participam de novo debate presidencial, desta vez organizado por RedeTV!/Metrópoles.
- Meio Ambiente. Às 10h, o Observatório do Clima lança o relatório “Desafios e Oportunidades para a Redução das Emissões de Metano no Brasil”. O documento faz parte do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa) e apresenta um cálculo inédito sobre trajetória de emissões desse gás, bem como uma proposta de meta de redução de metano para o país, em linha com o Compromisso Global do Metano, assinado em 2021, em Glasgow.
- Economia. Divulgação do IBC-Br, índice de atividade econômica do Banco Central.
- Estados Unidos. Divulgação do índice de atividade industrial relativo à indústria de Nova York. A expectativa é de alívio nos preços da indústria.
- Ásia. Divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) da China no 3º trimestre.
- Ásia. Divulgação dos resultados da indústria e do varejo da China.
- Senado. Às 16h, há sessão especial semipresencial para comemorar o Dia do Administrador.
Terça-feira (18):
- Bolsonaro. Às 11h, participa de um “grande evento partidário” promovido pelo PL (Partido Liberal) em São Gonçalo (RJ). O evento terá a participação do governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O prefeito do município, Capitão Nelson, o deputado estadual eleito Douglas Ruas, o deputado federal Altineu Côrtes e outros políticos e lideranças da região e do estado também marcarão presença, em um ato de adesão à campanha de reeleição do candidato do PL à Presidência.
- Bolsonaro. O presidente volta a Minas Gerais para 2 importantes eventos de campanha. Às 13h, chega a Juiz de Fora, na zona da mata mineira, e termina o dia em Montes Claros. Em Juiz de Fora: às 13:30h, grava com lideranças; às 14:30h, faz comício em trio elétrico; às 15:45h, inicia deslocamento a Montes Claros. Em Montes Claros: às 16:45h, encontra lideranças políticas para gravação de vídeos; às 18h, faz comício no Parque de Exposições. Bolsonaro vai aproveitar esses encontros com prefeitos e líderes políticos regionais para reforçar as ações regionais de seu governo, como, por exemplo, o programa Casa Verde e Amarela, que permitiu a 135 mil famílias mineiras realizarem o sonho da casa própria. Também deve mencionar os benefícios para 456 mil famílias que hoje recebem o Auxílio Gás e dirá que 467 mil empregos com carteira assinada foram gerados em Minas Gerais, segundo o governo. O presidente ainda deve mencionar investimentos em infraestrutura, como os aeroportos e estradas do estado.
- Lula. Às 9h30, o ex-presidente participa do 2º Encontro dos Comunicadores e Comunicadoras. Às 19h, Lula participa do Flow Podcast. A conversa com o apresentador Igor 3K terá transmissão ao vivo pelo canal do podcast no YouTube.
- Estados Unidos. Divulgação do indicador consolidado de produção industrial de setembro.
- Europa. Divulgação do índice de percepção da economia da zona do euro.
- Netflix. Divulgação do balanço trimestral da empresa.
- Senado. Às 15h30, há sessão solene semipresencial para a entrega da Condecoração da Ordem do Congresso Nacional ao ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal).
- Senado. Às 16h, há sessão deliberativa semipresencial para apreciar, entre outras pautas, a MPV 1124/2022, que altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados em autarquia de natureza especial.
Quarta-feira (19):
- Lula. Às 10h, o ex-presidente participa de encontro com evangélicos, em São Paulo (SP), no qual entregará uma carta de compromisso aos religiosos. O encontro será transmitido pelas redes do ex-presidente. Às 14h, Lula e Alckmin atenderão a imprensa no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS). Após a entrevista, às 16h, seguem para a caminhada, que partirá do Largo dos Açorianos.
- Bolsonaro. O presidente cumpre agenda normal em Brasília (DF), segundo a assessoria de imprensa da campanha. Às 18h, participa de podcast CD Talks, com Claudio Dantas, do site O Antagonista.
- Estados Unidos. Divulgação do Livro Bege, o relatório sobre as condições econômicas nos distritos do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos Estados Unidos.
- Estados Unidos. Divulgação do resultado mensal de construção de casas novas em setembro.
- Tesla. Divulgação do balanço trimestral da empresa.
- Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor de setembro no Reino Unido.
Quinta-feira (20):
- Lula. Às 10h, Lula faz atendimento à imprensa no hotel Pestana, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Às 12h, Lula faz caminhada em São Gonçalo RJ). Às 17h30, Lua faz caminhada em Padre Miguel (RJ).
- Bolsonaro. A partir das 14h, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, candidato pelo Republicanos ao governo do estado de São Paulo, participam de um encontro com lideranças políticas, onde estarão reunidos prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, além de presidentes de partidos que compõem a coligação neste 2º turno. Às 19h, dá uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda, de Rogério Vilela. Bolsonaro concentra suas energias em São Paulo até domingo. É o maior colégio eleitoral do Brasil.
- Estados Unidos. Divulgação do índice de atividade industrial relativo à indústria da Filadélfia. A expectativa é de alívio nos preços da indústria.
Sexta-feira (21):
- Debate presidencial. Lula e Bolsonaro participariam de novo debate presidencial, desta vez organizado por CNN Brasil, SBT, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. Lula, no entanto, cumpre agenda em Minas Gerais e não comparecerá. Portanto, deve ocorrer apenas uma entrevista com Bolsonaro, em formato que ainda está sendo definido.
- Lula. Às 10h, o ex-presidente participa de caminhada em Teófilo Otoni (MG). Às 17h, Lula participa de caminhada em Juiz de Fora (MG). A senadora Simone Tebet (MDB-MS) participa. Antes desta caminhada, atende a imprensa.
- Bolsonaro. Às 9h, o presidente reservou encontro com lutadores de artes marciais. Às 21h30, participa do “debate do SBT”, que não terá a presença de Lula (portanto, não será um debate, mas sim uma entrevista). O presidente dorme em São Paulo.
- Michelle Bolsonaro. A primeira-dama cumpre 2 dias seguidos de agenda em Minas Gerais, em 6 cidades (considerando esta sexta-feira e o sábado, 21). Michelle estará ao lado da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF), e da deputada federal Greyce Elias (Avante-MG), vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara. O governador de Minas Gerais reeleito Romeu Zema (Novo) estará acompanhando a primeira-dama em Ribeirão das Neves (MG), última agenda desta sexta. Às 11h, Michelle estará em Almenara (MG). Às 14h, em Governador Valadares (MG). Às 18h30, Ribeirão das Neves (MG).
- São Paulo. Às 20h, o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, dá entrevista ao Flow Podcast.
- Europa. Divulgação do índice de confiança do consumidor da zona do euro.
- Senado. Às 15h, há sessão especial semipresencial para comemorar o Dia do Professor.
Sábado (22):
- TSE. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julga no plenário virtual (formado por todos os ministros da Corte Eleitoral), a partir da meia-noite, a decisão da ministra Maria Cláudia Bucchianeri. Foi o seguinte: Bucchianeri concedeu como direito de resposta a Lula 164 inserções de 30 segundos cada na propaganda política de Bolsonaro. Só que, depois de recurso da defesa de Bolsonaro, ela suspendeu a própria decisão e levou o caso ao plenário. Agora, a decisão dela precisa ser chancelada (ou não) por todos os ministros do TSE.
- Lula. Às 11h, o ex-presidente participa de caminhada entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (MG). A caminhada partirá do bairro de Venda Nova, na capital mineira, até Justinópolis, na Grande BH. Antes da caminhada, às 10h, Lula atenderá a imprensa na Faculdade UniCesumar, no shopping Justinópolis, em Ribeirão das Neves (MG).
- Bolsonaro. Às 11h, o presidente tem atividade eleitoral em Guarulhos (SP). Às 13h, gravação de programas eleitorais. Às 17h, faz live com apoiadores (a equipe do presidente informou que a transmissão terá 22 horas de duração e contará com participações do jogador de futebol Neymar, do pastor Silas Malafaia e do senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR), que foi ex-juiz federal e ex-ministro de Bolsonaro). Às 19h, consta na agenda oficial que Bolsonaro tem encontro com autoridades e religiosos da periferia de São Paulo (SP). Não há esclarecimentos sobre o possível conflito de horários entre a live e esta agenda.
- Michelle Bolsonaro. Em Belo Horizonte, Michelle estará com a senadora Damares Alves, a deputada federal Greyce Elias, o senador eleito Cleitinho Azevedo, deputado estadual Bruno Engler, outros deputados da base bolsonarista, além de lideranças religiosas representadas pela pastora Daniela Linhares e pelos pastores Jorge Linhares, Edésio de Oliveira e Ezenete Rodrigues. A maratona faz parte da estratégia de fazer com que o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, consiga virar a votação no estado mineiro, o 2º maior colégio eleitoral do país. Às 11h, Michelle fala com apoiadores em Belo Horizonte (MG). O evento, no entanto, ocorre das 9h às 14h. Haverá passeata, motociata e bicicleata. Às 13h, Michelle estará em Ubá (MG), no Ubaense Espaço Eventos. Às 16h, em Uberaba (MG), no Uberaba Tênis Clube.
Domingo (23):
- Bolsonaro. Às 9h, o presidente vai à Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo (SP). Às 15h, faz live. Às 21h30, participa de debate organizado pela Record TV, em São Paulo (SP).
Radar:
- Guerra. Conflitos entre Ucrânia e Rússia. Temos um conteúdo no Correio Sabiá que é atualizado frequentemente, cada vez que acontece algum evento relevante a respeito da guerra.
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos políticos e econômicos mais relevantes por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos sobre determinada informação. Você pode checar nossas Políticas Editoriais e outros códigos internos na seção Quem Somos deste site.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.