Agenda da Semana: o que deve ser notícia nos próximos dias
Agenda da Semana (30.mai): saiba os assuntos dos próximos dias
Na lista: Divulgação de dados do Caged, do PIB do 1º trimestre de 2022 e da taxa de desocupação
*Atualização em 02.mai.2022, às 17h27
A Agenda da Semana é uma iniciativa do Correio Sabiá para facilitar o entendimento e dar mais previsibilidade ao noticiário. As publicações da Agenda da Semana ocorrem aos domingos para que você, ao entrar neste site na segunda-feira, dia útil, tenha sempre em mãos um calendário de eventos relevantes mapeados por nossa equipe para começar a semana voando.
- Clique aqui para receber nossa curadoria de notícias no seu WhatsApp
- Clique aqui para se INSCREVER em nosso podcast diário no Spotify.
- Financie o nosso jornalismo independente. Precisamos de você para continuar produzindo um material de qualidade. Seja um apoiador do nosso trabalho.
Veja a Agenda da Semana:
Segunda-feira (30):
- Caged. [ADIADO mais uma vez]* Adiado na última quinta-feira (26), o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) será divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
- Estados Unidos. As Bolsas de Valores dos Estados Unidos ficam fechadas por causa do Memorial Day, data que homenageia oficiais das Forças Armadas mortos em combate.
- Eleições. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publica, em formato físico e eletrônico, compêndio da documentação produzida e das conclusões da Comissão Avaliadora dos TPS (Testes Públicos de Segurança) 2021 no sistema eletrônico de votação.
- Combustíveis. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encontra membros do Fórum dos Governadores e do Consefaz (Conselho Nacional dos Secretários de Fazenda). Os estados dizem que o limite do ICMS sobre combustíveis e outros serviços e produtos (aprovado na Câmara) não é a solução para baratear os preços desses itens. O ICMS é a principal fonte de arrecadação deles.
- Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor (inflação) na Alemanha.
- Eleições. Pré-candidata à Presidência, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) visita a Prefeitura de Campo Grande, às 12h30. À tarde, às 17h30, participa do seminário “Mais mulheres na política”.
*Por “motivos técnicos”, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que não divulgará os dados do Caged nesta segunda-feira. Assim, o relatório é adiado pela 2ª vez, já que também não foi divulgado na última quinta-feira (26), que era a data inicialmente prevista.
Terça-feira (31):
- Desemprego. Divulgação pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, que mede a taxa de desocupação.
- Eleições. Data final para os partidos pedirem registro de federações para as eleições.
- Eleições. Lançamento da pré-candidatura do deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) à Presidência, às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
- Câmara. A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza audiência pública para debater o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
- Senado. Senado começa mais um esforço concentrado para votar indicações de autoridades. São 10 nomes prontos para deliberação.
- Senado. A reforma tributária volta à pauta do Senado. Trata-se da PEC (proposta de emenda à Constituição) 110/2019, que será analisada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
- Europa. Divulgação do índice de preços ao consumidor (inflação) na Zona do Euro.
Quarta-feira (01):
- Estados Unidos. Divulgação do relatório Jolts, com os números de oferta de empregos e desligamento de funcionários.
- Estados Unidos. Divulgação do Livro Bege, relatório sobre as condições econômicas nos distritos do Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA.
- Irrigação. O governo federal realiza o 1º leilão do Brasil de projeto público de irrigação. Será aberta concorrência para administração do Baixio do Irecê, na Bahia, às 14h, na B3, em São Paulo, com a presença do ministro Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional).
- Europa. Divulgação da inflação ao produtor na Zona do Euro.
Quinta-feira (02):
- PIB. Divulgação pelo IBGE do do PIB (Produto Interno Bruto) do 1º trimestre de 2022.
- Economia. Divulgação pelo IBGE do IPP (Índice de Preços ao Produtor).
- Eleições. Data prevista para haver reunião do PSDB que decidirá sobre apoiar ou não a candidatura única de 3ª via.
- Eleições. [AGENDA CANCELADA]* A pré-candidata à Presidência, senadora Simone Tebet (MDB-MS), participa de jantar de aniversário do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Fundação Ulisses Guimarães, no Rio Grande do Sul, às 19h.
- Senado. Votação da PEC 11/2022 que visa dar segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras
- Estados Unidos. Divulgação da pesquisa ADP, que mostra a criação de vagas no setor privado.
- Europa. Feriado bancário no Reino Unido, por causa do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, que completa 70 anos de reinado.
*Simone Tebet cancelou a agenda de quinta e sexta-feira por causa da morte do sogro.
Sexta-feira (03):
- Estados Unidos. Divulgação do payroll, que tem os oficiais do mercado de trabalho norte-americano.
- Eleições. [AGENDA CANCELADA]* Ainda no Rio Grande do Sul, a pré-candidata à Presidência, senadora Simone Tebet (MDB-MS), participa de reunião fechada do grupo de programa de governo. Em seguida, eis a programação da pré-candidata: às 8h30, abertura dos trabalhos com o presidente nacional da Fundação Ulisses Guimarães, deputado federal Alceu Moreira, e com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP); às 9h30, apresentação do plano de governo por Germano Rigotto; às 10h, explanação das diretrizes do plano de governo, com Elena Landau, José Fogaça e Gustavo Grisa; às 11h30, Simone Tebet fala sobre as diretrizes do plano de governo; às 11h45, entrega do documento à pré-candidata do MDB, Simone Tebet; às 12h15, coletiva de imprensa; às 13h, almoço.
- Economia. Divulgação pelo IBGE da produção industrial de abril.
- Europa. Feriado bancário no Reino Unido, por causa do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II, que completa 70 anos de reinado.
- Eletrobras. Começa o período de reserva para investidores na oferta de ações da Eletrobras.
*Simone Tebet cancelou a agenda de quinta e sexta-feira por causa da morte do sogro.
Sábado (04):
- -x-x-x-
Domingo (05):
- -x-x-x-
Radar:
- Guerra. Monitoramento do avanço dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.
- Câmara. Possibilidade de votação, na terça-feira (31), de uma MP (medida provisória) que amplia o prazo para reembolso de eventos cancelados na pandemia.
- Greve. Servidores do Banco Central continuam em greve. Portanto, não está prevista a divulgação do Boletim Focus, com as expectativas dos agentes do mercado sobre os principais indicadores econômicos, nem do IBC-BR.
- Covid-19. Monitoramento do avanço da covid-19 na China.
- Viagem do governo. A SAE (Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República) coordena, do dia 18 de maio ao 7 de junho, a “Missão Institucional e Comercial a Países Árabes do Leste Europeu”, que pretende atrair oportunidades de negócios e investimentos em 11 países: Arábia Saudita, Bahrein, Egito, Emirados Árabes, Hungria, Iraque, Kuwait, Marrocos, Omâ, Qatar e República Tcheca.
Esquecemos algum evento importante? Avise para a nossa equipe: redacao@correiosabia.com.br
Sobre a Agenda da Semana do Correio Sabiá:
Na Agenda da Semana, a equipe do Correio Sabiá separa os eventos por dia e, quando possível, informa horário e local onde cada evento ocorrerá.
Toda vez que mencionamos um PL (projeto de lei) ou outro ato normativo, por princípio editorial, damos o link. Assim você pode ver na íntegra do que se trata, se for do seu interesse.
O Correio Sabiá também sempre dá o link para outros veículos jornalísticos, quando é o caso de dar os créditos. Acreditamos que o bom Jornalismo deve ser feito assim.
Por fim, como forma de tornar nosso Jornalismo mais participativo, convidamos você a nos dizer se esquecermos de algum evento relevante na Agenda da Semana. Caso tenhamos esquecido, basta entrar em contato: redacao@correiosabia.com.br.
Apoie nossos voos
Fazemos um trabalho jornalístico diário e incansável desde 2018, porque é isso que amamos e não existe nada melhor do que fazer o que se ama. Somos movidos a combater a desinformação e divulgar conhecimento científico.
Fortalecemos a democracia e aumentamos a conscientização sobre a preservação ambiental. Acreditamos que uma sociedade bem-informada toma decisões melhores, baseadas em fatos, dados e evidências. Empoderamos a audiência pela informação de qualidade.
Por ser de alta qualidade, nossa operação tem um custo. Não recebemos grana de empresas, por isso precisamos de você para continuar fazendo o que mais gostamos: cumprir nossa missão de empoderar a sociedade civil e te bem-informado. Nosso jornalismo é independente porque ele depende de você.
Apoie o Correio Sabiá. Cancele quando quiser.